54 99959 8217
Home Artrodese Cervical Anterior (fusão)

Artrodese Cervical Anterior (fusão)

André Hübner – Cremers 21691

A fusão cervical anterior (ACF) é uma cirurgia de fusão na coluna cervical. O cirurgião faz uma incisão na frente do pescoço de aproximadamente 3-4cm. As estruturas ou conteúdo do pescoço esôfago, traquéia e vasos são suavemente retraídos (afastados) permitindo que a parte frontal da coluna seja visualizada.  A fluoroscopia (RX) é usada para determinar os níveis corretos antes que o disco herniado seja removido e o enxerto de fusão seja inserido. Um implante (espaçador) cirúrgica é então posicionado no nível de fusão, atualmente utilizamos um CAGE auto bloqueante em PEEK (espaçador Inter somático poli-etil-eter-cetona), sendo desnecessária a fixação com placas e parafusos.

O que faz a fusão cervical anterior?

A Fusão Cervical Anterior é uma opção fornecida, quando os métodos menos invasivos foram esgotados, sem resultados esperados. Este procedimento é realizado para o tratamento de:

  • Hérnia de Disco Cervical
  • Degeneração Discal Dolorosa
  • Estenose foraminal
  • Síndrome Radicular
  • Espondilose
  • Estenose do canal vertebral
  • Mielopatia

Depois de ter decidido fazer a cirurgia de fusão cervical, os seguintes passos ocorrem:

  • Um exame médico.
  • Radiografia de tórax
  • Eletrocardiograma
  • Hemograma completo
  • Coagulo grama
  • Avaliação Cardiologica
  • Avaliação pré Anestesica

Em alguns casos você poderá ser solicitado a fazer um exame neurológico ou psicológico.

Se estiver tomando medicação anti-inflamatória ou aspirina diariamente, avise previamente o cirurgião e pare com esses medicamentos pelo menos uma semana antes da cirurgia de fusão cervical.

Se você tomar medicamentos prescritos ou outras drogas, incluindo ervas, pergunte ao seu médico em quanto tempo antes da cirurgia de fusão cervical você deve parar de tomá-los.

Não comer ou beber nada 6 a 8h antes da cirurgia.

Antes da cirurgia, você será solicitado a assinar autorizações para cirurgia, anestesia, transfusão sangüínea e hemoderivados.

O cirurgião faz uma incisão na parte frontal do pescoço.

A fluoroscopia (radiografia ao vivo) é usada para determinar o (s) nível (is) correto (s) a ser (em) operado (s).

O conteúdo do pescoço é suavemente retraído para o lado, para que a coluna possa ser vista.

O tecido do disco é removido.

Uma CAGE (espaçador inter somático) de fusão ou cunha de enxerto ósseo poderá ser colocada no espaço do disco.

Muitas vezes, poderá ser utilizado uma placa que será aparafusada sobre o segmento operado para manter o enxerto no lugar e estabilizar a área, ou apenas um CAGE com auto bloqueio, evitando o uso de placas e parafusos.

A cirurgia leva aproximadamente 1-2 horas.

Logo após a cirurgia:

Você permanecerá na sala de recuperação de 2 a 4 horas. O cirurgião entrará em contato com sua família enquanto você estiver em recuperação, para informar sobre o transcorrido, favor deixar telefone móvel contato, ou aguardar no quarto até ser chamado.

Depois de estar recuperado da anestesia você irá para um quarto do hospital, você receberá medicações para o controle da dor, e cuidados e orientações a permanecer em repouso até a próxima visita do seu médico ou assistente. A equipe geralmente tirará você da cama logo após a cirurgia. A internação hospitalar geralmente é de 1 a 2 dias. Um colar será prescrito para restringir a flexão e extensão auxiliando a cicatrização da área operada. A maioria dos pacientes terá dificuldade em engolir após a cirurgia, isso geralmente é normal melhora com o tempo.  Após  a liberação da dieta, dar preferência para alimentos líquidos e pastosos ou processados, mastigar bem os alimentos e evitar grandes pedaços ao engolir, evitar alimentos secos ex. bolachas. Você receberá todas as prescrições e instruções de repouso necessário. Um conjunto de exercícios que você pode fazer em casa será fornecido. Você será capaz  de se locomover de carro ou avião ao sair do hospital, e poderá fazer atividades básicas de forma independente, como higiene pessoal, preparar um lanche, atividades leves a moderadas não cansativas. É importante evitar virar a cabeça e dobrar o pescoço excessivamente, realizar somente movimentos suaves.

A fisioterapia geralmente é iniciada após a primeira consulta com seu médico após a cirurgia de fusão cervical e a realização de exames de controle pós cirúrgicos.

Recuperação de fusão cervical anterior (ACF) varia muito entre os pacientes, dependerá da extensão da cirurgia, bem como a idade e da saúde do indivíduo. O retorno ao trabalho também varia muito entre os pacientes e está relacionado à saúde geral e ao tipo de trabalho que você faz. O colar usado poderá limitar sua capacidade de dirigir com segurança por um período de tempo 30 dias.

ACF são indicados para pessoas com uma variedade de condições patológicas da coluna cervical, incluindo:

Discos de hérnia

Estenose espinal

Instabilidade da coluna vertebral

Doença De Disco Degenerativa

Esporão ósseo causando compressão nervosa – estenose de canal ou foraminal.

Geralmente pacientes submetidos a ACF já tentaram outros tratamentos, incluindo fisioterapia, analgésicos orais (antiinflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos) e às vezes, injeções peridurais de esteróides).

Quando você visita seu médico, ele o ajudará a decidir se a ACF é a escolha adequada para o tratamento sua coluna cervical, após um histórico completo, realização de exame físico completo e revisão de todos os estudos de imagens (Raio X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada)., ENMG, etc…

Outros Tratamentos

A cirurgia foi muito tranquila. Os Drs são excelentes. Me sinto nova e voltei a fazer as minhas atividades.

Patrícia Constantinópla
Cirurgia da Coluna